Novidades

Morre o Rei do Futebol: Aos 82 anos, Pelé se despede dos campos da vida

Aos 82 anos de idade, o maior nome do futebol acaba de falecer. O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, não resistiu a complicações causadas por um câncer no cólon e nos deixou nesta quinta-feira (29). A doença foi descoberta em setembro do ano passado e na mesma época ele iniciou um tratamento para evitar o avanço do tumor.

Morre o Rei do Futebol: Aos 82 anos, Pelé se despede dos campos da vida

Edson Arantes do Nascimento nasceu no município de Três Corações, em Minas Gerais, e seguiu os passos de seu pai, o jogador Dondinho. A primeira vez num time profissional foi em 1956, aos 15 anos, no Santos. Pelé teve um início recheado de vitórias, com 13 gols marcados em 13 jogos.

Vale destacar também que a primeira convocação para a Seleção Brasileira veio com apenas dez meses de carreira. Pouco depois, em 1958, ganhou sua primeira Copa do Mundo, realizada na Suécia.

O sucesso na disputa fez ele se tornar o jogador mais novo a vencer o Campeonato Mundial de Futebol, com 17 anos. O atleta também integrou a Era de Ouro do time brasileiro e ainda tornou-se o único a ser tricampeão mundial – como jogador – por ter conquistado as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

 

Pelé, considerado popularmente como Rei do Futebol, passou cerca de 18 anos no Santos. Ele, inclusive, comentava que não tinha interesse em jogar por outra equipe se não fosse a paulista. No entanto, aceitou ir para os Estados Unidos, onde jogou pelo New York Cosmos em 1975.

A aposentadoria do craque aconteceu dois anos depois, durante uma disputa entre o time norte-americano e o Santos. Durante a partida, Pelé jogou pelos dois times, revezando entre o primeiro e o segundo tempo. O jogador encerrou sua carreira como o maior artilheiro da história do futebol, com 1281 gols durante toda a trajetória.

Além da conhecida carreira como jogador de futebol, Pelé também passou pela música e pelo cinema. Em 1969, por exemplo, lançou um compacto, “Tabelinha”, onde gravou algumas de suas composições ao lado de Elis Regina.

O artista também foi conhecido por diversas composições. Em 1977, quando o Rei do Futebol aposentou as chuteiras, decidiu lançar um álbum com Sergio Mendes & Brasil ’66. No projeto está a música “Meu Mundo é Um Bola”, uma de suas composições mais conhecidas.

No mesmo ano, a faixa recebeu uma nova versão, dessa vez com a presença de Roberto Carlos ao lado do craque. No disco, Pelé também deu voz à canções como “Nascimento”, “Voltando a Bauru” e “Cidade Grande”.

Durante os anos seguintes, Pelé continuou a fazer muita música, chegando a gravar um dueto com Jair Rodrigues e outro, voltado para o público infantil, com o Trem da Alegria. O ex-jogador também compôs algumas letras sobre o futebol, como “Acredita no Véio” e “Em Busca do Penta”.

Em 2006, Pelé também lançou o álbum “Peléginga”, com lançamento focado para o mercado internacional. O projeto teve 12 músicas compostas pelo ex-jogador e vendeu mais de 100 mil cópias.

No cinema, Pelé deu vida à um personagem do filme “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, gravado durante uma partida entre o Vasco e o Flamengo no Maracanã, em 1986. A cena precisou ser feita durante um jogo para dar a sensação de final de campeonato que o contexto necessitava.

O filme estreou nos cinemas apenas três dias antes da final da Copa do Mundo do México, que foi conquistada pela Argentina. Na história, Pelé deu vida à um repórter esportivo, o Nascimento, que, aos 35 minutos do segundo tempo, é convocado para entrar no campo como goleiro. O objetivo era que o personagem ajudasse o fictício time do Independência Futebol Clube.

Essa, no entanto, não foi sua primeira aparição nas telonas. Antes disso, Pelé participou de um filme que contou a sua história, o “O Rei Pelé”, lançado em 1962. Na história, o jogador foi interpretado por dois atores, um que fez cenas da infância e outro que ilustrou a adolescência do astro do futebol.

O sucesso nos cinemas não se manteve apenas no Brasil. Pelé esteve no elenco de produções como “Os Trombadinhas” (1979), de Anselmo Duarte“Pedro Mico” (1985), de Ipojuca Pontes, e “Fuga para Vitória” (1982), de John Huston, onde o Rei do Futebol interpretou ao lado de Sylvester Stallone e Michael Caine.

Aos 82 anos, Pelé deixa sua esposa, Márcia Aoki, além de sete filhos.

 

Deixe seu comentário